HINO DE UNIÃO DA SERRA
Terra linda e amorosa
Jóia de raro esplendor
Pérola maravilhosa
União de nosso amor
Ser teu filho é privilégio
De riqueza infinita
União que na grandeza
Trabalha e cresce, palpita
Do paraíso é imagem
Pela riqueza que encerra
Inebriante paisagem
Resplandecendo na terra
Salve, ó terra querida
Orgulho da nossa gente
Salve, União da Serra
Te amarei eternamente
Música: Pedro Guisso
Letra: Ricardo Engels Garay
BRASÃO E BANDEIRA
O escudo é ladeado por uma fita ondulada que, através das cores vermelhas, verdes e brancas, representa a colonização italiana da região. Ao lado desta fita aparecem pés de milho simbolizando a mais forte atividade agrícola.. No interior do escudo, como elemento central está a Capela São Luiz, coração do município e ao seu lado está a sede administrativa de União da Serra. A Capela representa a fé e a devoção do povo ao lado direito da Capela aparecem figos que simbolizam a mais antiga e tradicional atividade agrícola da região.
Ao lado esquerdo da capela está a cascata, que demonstra a beleza da natureza local. Ao fundo o relevo característico da região. Acima, segundo os princípios da heráldica encontra-se a coroa mural dourada de três torres, que significa oeste à esquerda, Pulador à direita e no Centro a torre principal simbolizando a união das duas em torno de união da Serra.
O brasão é composto de três faixas nas cores verde, vermelha e azul. Verde e vermelho representam a colonização italiana e o azul a vastidão do oceano, que embalou os sonhos e as esperanças dos primeiros colonos rumo ao mundo novo. A inclinação das faixas demonstra o dinamismo e o caráter do município, a sua economia, sua cultura no propósito de rumar a objetivos sempre mais altos