“Tudo começou na Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013. Vi aquela multidão de jovens que me chamou muito a atenção. Logo descobri que já existiam mais de 1200 denominações para Nossa Senhora e senti que Deus queria que existisse uma especial para a juventude”. Segundo ele, o desejo foi intensificado durante a peregrinação das réplicas da Cruz e da Imagem de Nossa Senhora na arquidiocese, por ocasião do Ano da Juventude, em 2014. “Consultei dom Altieri, que aprovou a oração que fiz em honra a Nossa Senhora Mãe da Juventude. Então eu precisava da imagem”, conta padre Osmar.
Durante este ano, o sacerdote sorteou entre as zeladoras das capelinhas uma imagem da nova Nossa Senhora com o pedido de que a zeladora deveria fazer uma capelinha para peregrinar pela paróquia. Mais que isso, a ganhadora, moradora da comunidade Nossa Senhora das Graças, também se tornou zeladora do primeiro capitel do mundo em honra a Nossa Senhora Mãe da Juventude. "Meu desejo humano era fazer numa cidade, mas o desejo de Deus era que fosse nesse lugar", concluiu o pároco.
A celebração contou com a presença do padre Ivo Pretto, pároco de Serafina Corrêa, do padre Pedro Nierotka, pároco de Guaporé e do frei Antoninho Pasini. Além disso, também estiveram presentes o prefeito e o vice-prefeito de União da Serra e o vice- prefeito de Montauri.
Até hoje, desde novembro de 2013, já foram distribuídos mais de 100 mil santinhos e 3 mil adesivos. Além disso, foram confeccionadas e vendidas 2 mil camisetas com a imagem de Nossa Senhora Mãe da Juventude. Em julho deste ano, por solicitação de pessoas devotas, foi encaminhada a produção inicial da imagem da santa em resina, que já foi adquirida por cerca de 200 devotos.
A festa de Nossa Senhora da Juventude é celebrada no dia 10 de novembro, data em que, em 2013, União da Serra recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A partir de dezembro, será celebrada Missa no Capitel todo o 1º domingo de cada mês, sempre às 15:00.